quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saquarema - História

Município praiano na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro.


Tudo começou com os índios, primeiros habitantes de Saquarema. Eram caçadores e coletores de moluscos, frutas, sementes entre outras coisas, provavelmente atraídos pelo mar e pela lagoa.

Em março de 1531 chegaram os portugueses em Saquarema e regiões vizinhas. Martim Afonso de Souza atracou sua frota em frente ao antigo Morro do Canto, situado próximo a Barra Nova, onde encontrou selvagens da tribo Tamoios que denominavam o local onde moravam de "socoa-y-rema" (lago sem conchas na língua indígena).

No final do século XVII a cultura do café sobressaía em Saquarema que, em 08 de maio de 1841, obteve a sua emancipação político-administrativa. A existência da Vila foi curta, 18 anos depois retornou a categoria de Freguesia, denominando-se Vila de Araruama.

O cartão postal da cidade é a IGREJA DE NOSSA SENHORA DE NAZARETH. A Igreja era uma pequena capela de 1662 a 1675, quando foi construído um templo de maiores dimensões.

A propósito, há uma lenda pitoresca, difundida pelos antigos pescadores locais: "O templo estava em condições precárias por volta de 1820 e tentaram construir a Igreja em outro lugar, mas a imagem da santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE NAZARETH no promontório à beira mar, em 1837.

Nenhum comentário:

Postar um comentário